top of page
Buscar

Biologia e empreendedorismo

Por AlphaBio Unicamp


A Biologia é uma profissão voltada para o estudo das diferentes formas de vida, sua origem, evolução, estrutura e funcionamento, das relações entre os seres vivos, organismos e o meio ambiente.


Quem quiser seguir carreira na área de Biologia pode optar por dois caminhos: bacharelado ou licenciatura. No bacharelado, o profissional estará apto a atuar como biólogo em empresas públicas e privadas dos mais variados ramos, desde zoológicos e reservas naturais até a indústria de alimentos. Já quem faz licenciatura é formado para dar aulas nos ensinos fundamental e médio.


Porém, os biólogos não precisam necessariamente apenas esperar por oportunidades dentro de suas áreas de competência, mas também podem criar essas oportunidades tornando-se um empreendedor. O caminho do empreendedorismo na área de biologia pode começar de diversas maneiras: com uma pequena empresa, uma startup ou até mesmo na empresa júnior durante a graduação; os integrantes da Alphabio estão incluídos nesse último.


Para os biólogos, começar seu próprio negócio tem sido não só uma forma de escapar das dificuldades encontradas para se estabelecer no mercado de trabalho, mas também como uma forma de explorar a enorme quantidade de áreas de atuação. Nesse sentido, o curso de biologia não perde em nada em relação aos outros cursos quando se trata de oportunidades de empreender.


De acordo com um mapeamento da Associação Brasileira de Startup (ABStartups), existem mais de 4,2 milhões de startups no Brasil, onde estão inclusas startups de todos os segmentos, inclusive os de saúde, meio ambiente e biotecnologia. Nesse cenário, o biólogo tem um papel fundamental na inovação, criação e oferta de serviços e produtos.


As grandes empresas também estão buscando inovação por meio de projetos de biotecnologia. De acordo com a Pesquisa de Inovação do Brasil (PINTEC), o número de empresas inovadoras que usam biotecnologia cresceu 41,9% de 2011 a 2014, mostrando que ainda há espaço para o crescimento da biotecnologia no país.


Assim, o desenvolvimento da cultura empreendedora é essencial durante a formação do biólogo, a fim de que formados nessa área consigam atender as demandas do mercado e da sociedade. Por isso, as empresas juniores surgem como um primeiro passo na construção da vida empreendedora, na inovação, no mercado e na sociedade.




Referências:

2.781 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page