Buscar

Compostagem: o que é, como realizar e vantagens

Por AlphaBio Unicamp


A compostagem é um processo natural em que a matéria orgânica é degradada por meio da ação de microrganismos (bactérias e fungos). Como resultado disso são obtidos dois produtos, o húmus, usado como adubo natural, e o chorume, que pode ser diluído e usado como fertilizante para plantas.


O processo da compostagem pode ser feito em casa, utilizando caixas ou potes como local de armazenamento da matéria orgânica. Sendo assim, é importante adicionar a composteira materiais úmidos, como restos de alimentos, e materiais secos, como folhas, serragem e jornais.



Esses resíduos podem ser remexidos a cada 2 semanas para aumentar a quantidade de ar que apresentam. Fatores como umidade e temperatura também são essenciais para o processo. A finalização da compostagem demora alguns meses, pois os microrganismos passam por etapas até que a matéria orgânica esteja pronta para um novo uso.



Diante disso, o processo de compostagem faz muito bem ao meio ambiente, pois reduz a quantidade de lixo descartado e a emissão de gás metano, por exemplo, a compostagem permite que o indivíduo utilize o húmus e o chorume na manutenção de hortas e outros cultivos, auxiliando em sua adubação e fertilização.

Ficou interessado(a) em realizar compostagem em casa? Venha falar com a gente, e podemos organizar uma horta e uma composteira adequados para o espaço que possuir.



Referências:


https://www.fragmaq.com.br/blog/conheca-vantagens-desvantagens-compostagem-lixo-caseiro/

https://www.lohasstore.com.br/blog/vantagens-da-compostagem-para-o-meio-ambiente-e-como-comecar-fazer/

https://www.ecycle.com.br/2368-compostagem

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo