Buscar

Você conhece os Tardígrados?

Por AlphaBio Unicamp


O nome Tardigrada foi introduzido para descrever o movimento lento característico do grupo. Também conhecidos como ursinhos d’água, devido à semelhança, são animais muito pequenos e fascinantes , que vivem em ambientes marinhos, terrestres e de água doce. Eles podem estar vivendo no quintal da sua casa, uma vez que são extremamente comuns em musgos. Além disso, você sabia que o personagem Stitch, da animação Lilo e Stitch, foi baseado em um Tardígrado?



Mas o que há de tão fascinante nesses animais?


Os Tardígrados possuem uma boca em forma de telescópio e 4 pares de pernas, as quais normalmente terminam em garras. Quando passam por uma situação extrema, como quando a temperatura começa a baixar ou aumentar gradualmente, ou quando eles passam por uma desidratação, por exemplo, eles entram em um estado chamado criptobiose, em que seu corpo fica em forma de barril até que a situação volte ao normal.


Em 2007, eles foram lançados no espaço em criptobiose e, não só foram capazes de sobreviver, como também de se reproduzir ao retornarem à Terra. Dessa forma, esses animais são alvo de curiosidade para diversas pessoas, sejam elas cientistas ou não.



Qualquer microscópio de luz permite a visualização dessas criaturas. Basta coletar um musgo, adicionar água e espremê-lo. Com uma análise dessa água, você provavelmente encontrará alguns representantes do grupo!


Referências

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/01/5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-os-tardigrados.html

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37437946

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780123748553000145


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo